BLOG

Sessão Comemorativa Cineclube Bamako – 9 Anos

Somos ativistas negres, feitos de audiovisual. O audiovisual negre nos abriu perspectivas transformadoras e transformações valorosas, onde pudemos ser coletivo e individual. Refletimos sobre quem somos, para onde vamos e como iremos. Nesses nove anos de estrada, aprendemos e reaprendemos em todas nossas ações, sejam elas cineclubistas, pedagógicas ou de produção audiovisual. Aqui diminuímos angústias,Continuar lendo “Sessão Comemorativa Cineclube Bamako – 9 Anos”

Oficinas de Design e Audiovisual para Coletividades Negras

Nos dias 09 e 11/03, das 15h às 18h, aconteceu a oficina de Introdução ao Design em Mídias Móveis para Coletividades Negras. Utilizamos principalmente o aplicativo Canva, editor gráfico gratuito que permite desenvolver composições para produção gráfica, redes sociais, animações, entre outras possibilidades. Realização: Bamako ProduçãoFacilitador: Gabriel MunizIncentivo: Lei Aldir Blanc – Porto Alegre/RS NosContinuar lendo “Oficinas de Design e Audiovisual para Coletividades Negras”

Sessão Encantarias – Semana Semana convida Cineclube Bamako

SESSÃO ENCANTARIAS O Cineclube Bamako orgulhosamente apresenta uma sessão mais do que especial: Atendendo ao convite do evento Semana de Cinema (RJ) participaremos de sua atividade de curadoria expandida  – a Semana Semana, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de março. Esta é mais uma ação em parceria, que vem para ampliar asContinuar lendo “Sessão Encantarias – Semana Semana convida Cineclube Bamako”

Divulgação do Resultado da Seleção

Na próxima sexta-feira faremos aqui no nosso site a divulgação da lista das candidaturas selecionadas para cada oficina. Tivemos pessoas interessadas de vários lugares do país e acreditamos que as trocas de conhecimento serão bastante ricas, além do contato e possíveis articulações. Após a divulgação, solicitaremos a confirmação da participação nas oficinas através do envioContinuar lendo “Divulgação do Resultado da Seleção”

Oficinas de Design e Audiovisual para grupos culturais e coletividades negras

O Cineclube Bamako e a Bamako Produção oferecerão na segunda e terceira semanas de março de 2021 oficinas de Design e Audiovisual para grupos culturais e coletividades negras. As atividades serão realizadas como contrapartidas ao incentivo federal da Lei Aldir Blanc – Inciso II, organizada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS. Nos dias 09 eContinuar lendo “Oficinas de Design e Audiovisual para grupos culturais e coletividades negras”

Nossas Produções no Festival Cinema Negro Em Ação!

Duas produções do Cineclube Bamako estarão no Festival Cinema Negro em Ação. O curta documental gaúcho OuvidoChão – Identidades Quilombolas e o videoclipe pernambucano Pra Verdade Estremecer (@nzambioficial), ambos dirigidos pelo nosso integrante Gabriel Muniz, foram exibidos entre os dias 20 e 27 de novembro na programação da TVE RS. Saiba mais na página doContinuar lendo “Nossas Produções no Festival Cinema Negro Em Ação!”

Mercado Público é do Povo! – Ato dos Povos Tradicionais de Matriz Africana

Os povos tradicionais de matrizes africanas organizaram na segunda-feira (17/08) um ato pela defesa do Mercado Público de Porto Alegre, mais um território negro da cidade que vem sendo cobiçado pelos grandes negócios. O Mercado é um espaço tradicional aos batuqueiros do Rio Grande do Sul, construído por escravizados, sendo o Orixá Bará regente desteContinuar lendo “Mercado Público é do Povo! – Ato dos Povos Tradicionais de Matriz Africana”

Segunda parceria Kalunga + Bamako debate o filme Bacurau

Em mais um convite do @cineclubekalunga participaremos de uma sessão com o filme pernambucano Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O debate contará com representantes do nosso cineclube e de representações quilombolas e indígenas de GO e PI. Gratidão ao CCKG por mais este fortalecimento e incentivo em um momento de reconfiguração do Bamako. Asè.Continuar lendo “Segunda parceria Kalunga + Bamako debate o filme Bacurau”

Confira o registro da transmissão sobre Cineclubismo e Educação Popular!

Para quem não conseguiu acompanhar a transmissão de ontem (11/04/2020), sobre Cineclubismo e Educação Popular, com Gabriel Muniz, integrante do Cineclube Bamako, eis o registro no YouTube. Esta atividade foi organizada pelo @somosgept, que nos convidou para esta edição, parte de um ciclo de conversas que o grupo vem organizando. Agradecemos à @clarissamarquesoui pelo diálogoContinuar lendo “Confira o registro da transmissão sobre Cineclubismo e Educação Popular!”

Cineclubismo e Educação Popular em Debate ao vivo no Instagram

Saudações! Estamos bastante contentes em participar de mais uma rede de fortalecimento de ações, conectando localidades e saberes diversos! Desta vez o convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdiciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade, da UPE @somosgept de Arcoverde-PE nos convida a falar sobre nossa perspectiva de atuação com cineclubismo, audiovisual negro eContinuar lendo “Cineclubismo e Educação Popular em Debate ao vivo no Instagram”

Parceria entre Cineclubes Negros exibe documentário Eu Não Sou Seu Negro

  Saudações Cineclubistas! Na próxima sexta-feira (10/04/2020) teremos uma sessão bem diferente das que costumamos organizar. Nesses tempos de isolamento social, se fazem necessárias ações coletivas, para experimentar possibilidades de atuação integradas, utilizando os meios disponíveis, dadas as atuais limitações espaciais. Neste sentido recebemos um convite bastante especial: a iniciativa do Cineclube Kalunga (GO) emContinuar lendo “Parceria entre Cineclubes Negros exibe documentário Eu Não Sou Seu Negro”

Exibição especial de Cabelos de Redemoinho em Olinda!

Na próxima sexta-feira, 13 de Dezembro, às 11h, teremos sessão especial de Cabelos de Redemoinhos, junto à programação do I Festival Literário do Litoral Norte. O evento acontecerá na Praça do Carmo no decorrer desta semana, confira a programação:   QUARTA – 11/12 14h – Roda de conversa: Literatura Afro-indígena: perspectivas e desafios nas salasContinuar lendo “Exibição especial de Cabelos de Redemoinho em Olinda!”

Cineclube Bamako retorna à Olinda em dezembro com a Sessão Identidade

A Sessão identidade, do Cineclube Bamako, traz o documentário Cabelos de Redemoinhos e o encerramento da exposição fotográfica Cabelo: Uma Questão de Identidade CABELOS DE REDEMOINHOS (Doc: Fabiana Maria / Cineclube Bamako, PE/RS, 2019, 9’) Sinopse: A desconstrução de imaginários pessoais / coletivos em relação aos cabelos crespos a partir da experiência de 3 mulheresContinuar lendo “Cineclube Bamako retorna à Olinda em dezembro com a Sessão Identidade”

Sessão A Arte é a Arma marca estreia do Cineclube Bamako no Rio de Janeiro

Saudações cineclubistas! Nossa primeira sessão no Rio de Janeiro será nesta quarta (27/11) em Niterói! A Sessão A Arte é a Arma, do Cineclube Bamako, traz dois documentários e mesa de debate sobre O PAPEL REVOLUCIONÁRIO DA ARTE NA TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA. #BXD – BAIXADA NUNCA SE RENDE De Juliana Spinola e Christian Tragni: (2017, 65′)Continuar lendo “Sessão A Arte é a Arma marca estreia do Cineclube Bamako no Rio de Janeiro”

Sessão Kilombo leva à Serra Talhada produções de PE, RS e ES

E o mês de novembro segue intenso! O Cineclube Bamako tem o maior orgulho de apresentar mais esta ação itinerante. Em parceria com o grupo de estudos Macondo / UAST-UFRPE, nossa próxima sessão será em Serra Talhada, sertão pernambucano. Denominada como Sessão Kilombo, esta atividade cineclubista trará para a comunidade acadêmica – em especial osContinuar lendo “Sessão Kilombo leva à Serra Talhada produções de PE, RS e ES”

Sessão Nós por Nós: Cineclubismo e produção independente de Cinema Negro

Saudações cineclubistas!   O Cineclube Bamako neste mês de novembro apresentará sua produção autoral, fruto das reflexões e práticas acumuladas com as experiências cineclubista e militante. A Sessão Nós por Nós trará filmes realizados por integrantes do cineclube: produções documentais, experimentais e videoclipes serão exibidos como uma amostra do desenvolvimento de nossa atividade para alémContinuar lendo “Sessão Nós por Nós: Cineclubismo e produção independente de Cinema Negro”

Sessão Erê leva filmes de animação ao Centro Comunitário Mário Andrade

Saudações Cineclubistas! Nossa próxima sessão no Recife será no próximo domingo, dia 03 de novembro de 2019. A Sessão Erê apresentará para a criançada do Ibura de Baixo filmes de animação com temáticas negras, no Centro Comunitário Mário Andrade. Nossa ação visa fortalecer esta iniciativa autônoma, gerada a partir do caso do adolescente negro MárioContinuar lendo “Sessão Erê leva filmes de animação ao Centro Comunitário Mário Andrade”

ÚLTIMA CHAMADA – Cinema Negro e Indígena: Uma necessidade política e afetiva

PESQUISA SOBRE O CINEMA NEGRO E INDÍGENA BRASILEIRO Nos últimos anos o cinema negro e indígena nacional tem criado proporções espetaculares, são produções que vão furando a hegemonia branca cinematográfica trazendo olhares específicos e fundamentais para a democratização da comunicação. Por isso, está sendo realizada uma pesquisa sobre as produções audiovisuais brasileiras feitas por pessoasContinuar lendo “ÚLTIMA CHAMADA – Cinema Negro e Indígena: Uma necessidade política e afetiva”

Iniciamos nossa residência artística no Rio!

Publicado originalmente em OuvidoChão:
Saudações! Estamos bastante felizes de anunciar a partir deste nosso diário de bordo o início dos trabalhos do projeto OuvidoChão – Cartas Quilombolas. Nosso primeiro dia oficial de trabalho foi na última segunda-feira (03-12-2018) e começamos nesta primeira semana as sondagens de territórios, fortalecimentos de parcerias, reuniões da equipe de…

Sessão dupla do Cineclube Bamako exibe Burkinabè Rising em Recife e Porto Alegre

Saudações Cineclubistas! O Cineclube Bamako, com apoio do Bar da Carla, Frente Quilombola RS, Galeria Arvoredo e Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) orgulhosamente anuncia nossa primeira ação articulada entre Recife e Porto Alegre. Na próxima quinta-feira 18/10, às 19h, exibiremos em ambas as cidades o longa-metragem Burkinabè Rising: The art of resistance in Burkina Faso,Continuar lendo “Sessão dupla do Cineclube Bamako exibe Burkinabè Rising em Recife e Porto Alegre”

Belíssima sessão de abertura do Cineclube Bamako no Quilombo Fidélix

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes para prestigiar a abertura do Cineclube Bamako no Quilombo Família Fidélix, evento realizado no dia 20-09-2018. Começamos por volta das 15h30 com uma Oficina de Serigrafia, ministrada por Ana Paula, integrante do Coletivo Alicerce. Trabalhamos nas telas de impressão a temática da Reparação Histórica das violências contra os povosContinuar lendo “Belíssima sessão de abertura do Cineclube Bamako no Quilombo Fidélix”

Cineclube Bamako lança produção independente em sessão no Quilombo Fidélix

Saudações Cineclubistas! Nossa Sessão Porongos – será no dia 20/09, às 19h, no Quilombo Família Fidélix. Neste dia – em que é comemorado no Rio Grande do Sul a Revolução Farroupilha – traremos uma sessão cujo tema será o massacre de Porongos, triste capítulo da história do estado, quando os combatentes negros foram traídos pelasContinuar lendo “Cineclube Bamako lança produção independente em sessão no Quilombo Fidélix”

Cabelo de Redemoinhos – Teaser

Teaser pronto, coração acelerado. Agora é com vocês, contribua com nossa campanha, lembrando que é tudo ou nada. O livro só sera feito se conseguirmos a meta. Teaser para campanha de criação e lançamento do livro Cabelo de Redemoinhos. Autora: Fabiana Maria Ilustração: de Biam Dhifá Projeto Gráfico: Gabriel Muniz Entrevistadas: Mazarelo Rodrigues – ProfessoraContinuar lendo “Cabelo de Redemoinhos – Teaser”

Documentário Pedra da Memória em exibição no Cineclube Bamako dia 20/10!

Nossa sessão do mês de outubro trará 0 filme Pedra da Memória, de Renata Amaral. Será na próxima sexta, dia 20/10 às 19h30 no Centro Luiz Freire. Como facilitador do debate teremos a presença de Thulio Xambá, integrante do grupo Bongar! Confira a Sinopse: Pedra da Memória é um documentário musical que propõe uma investigaçãoContinuar lendo “Documentário Pedra da Memória em exibição no Cineclube Bamako dia 20/10!”

Vídeo Registro da Feira Ecológica de Mostardas-RS

Saudações Cineclubistas! No Rio Grande do Sul, enquanto as sessões deram uma pausa por questões de estrutura, continuamos na luta acompanhando, participando e dando suporte audiovisual às lutas de parceiros como a Frente Quilombola RS e os quilombos urbanos e rurais. Nossa contribuição tem sido na comunicação e produção audiovisual das atividades dos companheiros deContinuar lendo “Vídeo Registro da Feira Ecológica de Mostardas-RS”

Cineclube Bamako exibirá clássico dos Cinemas Africanos no CCLF!

Neste mês de Setembro teremos duas exibições em Olinda/PE, uma no nosso parceiro habitual, o CCLF, outra junto ao evento MOMO – Mostra de Moda de Olinda. Confira informações sobre a primeira sessão, em breve faremos uma postagem sobre a segunda: Nesta sexta-feira (22) vai rolar o Cineclube Bamako de setembro no Centro de Cultura Luiz Freire!Continuar lendo “Cineclube Bamako exibirá clássico dos Cinemas Africanos no CCLF!”

Vídeo Registro do Encontro FQRS – Quilombo Fidelix

Encontro Quilombola e Indígena. Ação da Frente Quilombola RS no Quilombo Fidelix. Ação que integra as estratégias de articulação e mobilização das populações negra e indígena no estado do Rio Grande do Sul. Visa criar uma unidade política e inclusiva das questões racial e de classe como forma de combate às injustiças socias cometidas peloContinuar lendo “Vídeo Registro do Encontro FQRS – Quilombo Fidelix”

Cineclube Bamako realiza sessão em parceria com o FICINE

Saudações! O Cineclube Bamako realiza sessão em parceria com o FICINE (Forum Itinerante de Cinema Negro), com a presença de Janaina Oliveira no Centro de Cultura Luiz Freire, dia 16/06 às 19h30. Nossa convidada propôs o filme Mossane, realizado em 1996 por Safi Faye. Faye foi a primeira realizadora negra africana que, em 1972 realizouContinuar lendo “Cineclube Bamako realiza sessão em parceria com o FICINE”

Cineclube Bamako inicia Temporada 2017 em Porto Alegre-RS

Saudações Cineclubistas! O Cineclube Bamako comemora seus 5 anos com uma nova temporada. Cidade nova, parceiros novos: Desta vez quem nos recebe para as sessões mensais é o Ponto de Cultura Espaço Escola Áfricanamente. Nossa sessão de abertura – Sessão Porongos – será no dia 24/05, às 19h30. Neste dia – véspera do dia daContinuar lendo “Cineclube Bamako inicia Temporada 2017 em Porto Alegre-RS”

Sessão Especial + debate do curta Foice à Face

Publicado originalmente em FEPEC:
? Saudações Cineclubistas! A FEPEC e o Centro de Cultura Luiz Freire em parceria com a Encouraçado Filmes e o Cineclube Bamako realizam nesta quinta feira (03/03) uma sessão especial com a exibição do documentário Foice à Face, da produtora Encouraçado Filmes. O evento acontecerá às 15h no CCLF e contará com…

I Mostra Abolicine retoma parceria Cineclube Bamako e Museu da Abolição

Salve, salve! Neste mês de novembro o Cineclube Bamako retoma a parceria com o Museu da Abolição (onde fizemos a primeira temporada, junto à Aliança Francesa) para a realização da I Mostra Abolicine. O evento acontece de 25 a 27/11 a partir das 14h no museu e contará com exibições de filmes de realizadores pernambucanosContinuar lendo “I Mostra Abolicine retoma parceria Cineclube Bamako e Museu da Abolição”

Nota de pesar

Na madrugada de ontem (16/11) aos 48 anos fez sua passagem o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mahomed Bamba, vítima de infecção generalizada. Ele havia passado por um procedimento cirúrgico por conta de um tumor no fígado. Natural de Costa do Marfim, Bamba integrava o corpo de professores da referida instituição desde 2009, onde atuava naContinuar lendo “Nota de pesar”

Mês de Agosto no Cineclube Bamako

Saudações Cineclubistas! O Cineclube Bamako realiza neste sábado 03/10 mais uma sessão em parceria com o Xinxim da Baiana. Às 19h faremos a exibição dos filmes Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi; e As Pedras do Caminho, produção de alunos da Escola Martins Junior realizada na Oficina do projeto cineCabeça. Após a sessão teremos o Afoxé Solidário, chegue junto eContinuar lendo “Mês de Agosto no Cineclube Bamako”

Cineclube Bamako realiza sessão na Noite do Dendê

Saudações Cineclubistas! O Cineclube Bamako realiza nesta quarta-feira 23/09 uma Sessão em parceria com o evento Noite do Dendê. Às 20h faremos a exibição dos filmes Espaço Sagrado, de Geraldo Sarno; Igrejas de Pretos e Pardos, de Móisés Kendler e Avenida Presidente Kennedy, de Adalberto Oliveira. Após a sessão teremos debate com o realizador AdalbertoContinuar lendo “Cineclube Bamako realiza sessão na Noite do Dendê”

Cineclube Bamako e Cineclube Macaíba juntos em sessão no Guadalupe

O Cineclube Bamako amplia suas parcerias e realiza sessão com o Cineclube Macaíba. Localizado no Ponto de Cultura Coco de Umbigada, o Macaíba abre sua casa para uma sessão que trabalhará o tema Direito à Cidade, com a perspectiva da Cultura Negra. Teremos as produções pernambucanas Desabafo Feminino, videoclipe do grupo de rap Yabas, comContinuar lendo “Cineclube Bamako e Cineclube Macaíba juntos em sessão no Guadalupe”

Bamako Festa Audiovisual

  Nossa primeira festa mesclando cinema e música. Tem coisa melhor? Neste mês de agosto o Cineclube Bamako apresenta mais uma de suas ações: Uma festa que irá reforçar uma integração das linguagens audiovisual e musical. A nossa Festa Audiovisual acontecerá no Espaço Cultural Xinxim da Baiana No dia 29/08 a partir das 20h, vamos exibir oContinuar lendo “Bamako Festa Audiovisual”

Cineclube Bamako: Belíssima Abertura da Nossa 3ª Temporada!

Na última quinta-feira (24-07-2014), na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife, e na véspera do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Cineclube Bamako deu o pontapé inicial para o seu terceiro ano de resistência. Tendo também como mote o centenário da poetisa Carolina Maria de Jesus, fizemos uma sessão linda, queContinuar lendo “Cineclube Bamako: Belíssima Abertura da Nossa 3ª Temporada!”

Sessão de Abertura 2014 Cineclube Bamako homenageia Carolina de Jesus

O Cineclube Bamako dá início à sua terceira temporada em 2014. Este é o ano do centenário da poetisa Carolina de Jesus, negra, mulher, de origem pobre. Uma homenagem mais do que justa para começarmos este nosso novo momento, quando trazemos como foco das ações cineclubistas o olhar sobre a mulher negra. Mulheres, mães, militantes, artistas, guerreiras. Na vésperaContinuar lendo “Sessão de Abertura 2014 Cineclube Bamako homenageia Carolina de Jesus”

Mostra Bamako – Cinemas Africanos de Língua Portuguesa

O Cineclube Bamako retorna com mais uma novidade: para o mês de agosto programamos uma mostra de cinemas africanos de língua portuguesa. Filmes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Cabo Verde e Angola serão exibidos na sala João Cardoso Ayres (FUNDAJ Derby) entre os dias 26 e 30/08. Confira a Programação: SEGUNDA:Continuar lendo “Mostra Bamako – Cinemas Africanos de Língua Portuguesa”

CAMISETAS CINECLUBE BAMAKO

Chegaram as camisetas Bamako! O Cineclube Bamako é uma iniciativa totalmente independente. Sendo assim, procuramos diversas formas de angariar recursos para nossa sustentabilidade. Uma delas é venda de camisetas baseadas em filmes que estão em nossa programação. Confira as imagens: Os primeiros modelos são baseados nos filmes A Negra de…, do senegalês Ousmane Sembène (corContinuar lendo “CAMISETAS CINECLUBE BAMAKO”

Cineclube Bamako está de volta!

Estamos de volta! Após uma temporada bastante gratificante no ano de 2012, o Cineclube Bamako tem o prazer de apresentar a sua segunda temporada. Retomamos nossas atividades a partir deste mês de julho chegando em 2013 já com várias novidades! Novos espaços, novos formatos, novas propostas. Nossas sessões serão de caráter itinerante acontecendo duas vezesContinuar lendo “Cineclube Bamako está de volta!”

Música é destaque no Cineclube Bamako

Música é destaque no Cineclube Bamako O Cineclube Bamako fechou o 1º trimeste (julho-setembro de 2012) com sessão especial dedicada à música. O filme jamaicano Rockers (1978), de Theodorus Bafaloukos, foi exibido no último sábado (15), no estacionamento do Museu da Abolição, bairro da Madalena, no Recife-PE. Após o longa-metragem, as bandas de reggae Awupatwa eContinuar lendo “Música é destaque no Cineclube Bamako”

Superação de dificuldades é destaque em filme senegalês

Superação de dificuldades é destaque em filme senegalês Mais uma vez o Cineclube Bamako proporciona reflexões sobre temas abordados na cinematografia africana. O filme senegalês A Pequena Vendedora de Soleil (1999), de Djibril Diop Mambéty, foi exibido na sessão de ontem (15), no auditório André Malraux, da Aliança Francesa, no Recife. Após o média-metragem, oContinuar lendo “Superação de dificuldades é destaque em filme senegalês”

Sessão pedagógica interage com alunos de escola pública

Sessão pedagógica interage com alunos de escola pública Escravidão, violência na periferia e relações de poder. Esses foram alguns dos temas abordados na sessão pedagógica do Cineclube Bamako, realizada no dia 20 de agosto, no auditório do Museu da Abolição, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. Os curtas-metragens Tanza (2005), de Mehdi Charef, AxéContinuar lendo “Sessão pedagógica interage com alunos de escola pública”

Revolução, anticolonialismo e migração são debatidos em filmes africanos

Revolução, anticolonialismo e migração são debatidos em filmes africanos Nos dias 08 e 09 de agosto, o Cineclube Bamako exibiu filmes africanos nos auditórios do Museu da Abolição e da Aliança Francesa, no Recife, respectivamente. Na primeira sala de exibição, o longa-metragem argelino A Batalha de Argel (1965), de Gillo Pontecorvo, foi contemplado pelo público. OContinuar lendo “Revolução, anticolonialismo e migração são debatidos em filmes africanos”

Texto sobre o filme Contras´ City

Contras’ City (1969, Djibril Diop Mambéty) – Oh, minha doce França! – Sua doce França, aparentemente, não pode ficar ao sol!… Sua França! Por Ranieri Brandão Para começar: tentemos deixar de lado, ao menos por um segundo, esse nosso preconceito e essa nossa filiação piedosa quanto a tudo o que poderia surgir do cinema africano queContinuar lendo “Texto sobre o filme Contras´ City”

Programação Mês de Agosto 2012

Programação Mês de Agosto 2012 O Cineclube Bamako continua com a exibição de filmes africanos durante o mês de agosto. Na próxima quarta-feira (08), o longa-metragem A Batalha de Argel (1965), de Gillo Pontecorvo, será exibido às 19h, no auditório do Museu da Abolição, Rua Benfica, 1150, Madalena, no Recife. Após o filme, o integranteContinuar lendo “Programação Mês de Agosto 2012”

Cineclube Bamako estreia no Museu da Abolição

Cineclube Bamako estreia no Museu da Abolição A inauguração do projeto Cineclube Bamako foi um sucesso. Mais de 80 pessoas comparecem ontem (11), no auditório do Museu da Abolição, na Madalena, para assitir o filme Bamako (2006), de Abderrahmane Sissako. Após a exibição, o professor de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),Continuar lendo “Cineclube Bamako estreia no Museu da Abolição”

Inauguração Cineclube Bamako – Programação Mês de Julho 2012

Inauguração Cineclube Bamako – Programação Mês de Julho 2012 O Cineclube Bamako inaugura o projeto de exibição de filmes africanos no dia 11 de julho de 2012, às 19h, no auditório do Museu da Abolição que fica na Rua Benfica, 1150, Madalena, Recife-PE. O filme que dá nome ao cineclube, Bamako, de Abderrahmane Sissako (MaliContinuar lendo “Inauguração Cineclube Bamako – Programação Mês de Julho 2012”

Curtas Metragens nas Sessões do Cineclube Bamako

Curtas Metragens nas Sessões do Cineclube Bamako As exibições de curtas metragens francófonos serão realizadas toda segunda quinta-feira de cada mês no Auditório André Malraux, na Aliança Francesa do Derby. Mais informações no site da Aliança Francesa Em julho teremos: EXPECTATIONS (Expectations, 2008) Direção: Mahamat-Saleh Haroun / Gênero: Drama / Origem: Chade / Duração: 30 minutosContinuar lendo “Curtas Metragens nas Sessões do Cineclube Bamako”

Na Cidade Vazia – Maria João Ganga (Angola / Portugal, 2004)

Na Cidade Vazia – Maria João Ganga (Angola / Portugal, 2004) Na Cidade Vazia (Na Cidade Vazia, 2004) Direção: Maria João Ganga / Gênero: Drama / Origem: Angola, Portugal / Duração: 90 minutos Sinopse: Fugindo da guerra civil, um grupo de crianças chega ao aeroporto de Luanda. Desde sua chegada, N’dala se solta e parteContinuar lendo “Na Cidade Vazia – Maria João Ganga (Angola / Portugal, 2004)”

Bamako – Abderrahmane Sissako (Mali, EUA, França, 2006)

Bamako – Abderrahmane Sissako (Mali, EUA, França, 2006) Filme que será exibido na inauguração do Cineclube Bamako (legendas em português), dia 11 de JULHO de 2012. Em breve mais informação sobre a primeira sessão. BAMAKO (Bamako, 2006) Direção: Abderrahmane Sissako / Gênero: Drama / Origem: Mali, Estados Unidos, França / Duração: 115 minutos Sinopse: CidadãosContinuar lendo “Bamako – Abderrahmane Sissako (Mali, EUA, França, 2006)”

CINECLUBE BAMAKO – APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO Bamako vem da palavra bambara que significa “rio crocodilo”. É o nome da capital do Mali, e também o nome de um filme de Abderrahmane Sissako, um dos cineastas mais ativos da produção contemporânea no continente africano. Apresentação Cinemas africanos e da diáspora. Cultura negra em debates e concertos musicais. Ensino da História eContinuar lendo “CINECLUBE BAMAKO – APRESENTAÇÃO”

Cineclube Bamako

Bamako vem da palavra bambara que significa “rio crocodilo”. É o nome da capital do Mali, e também o nome de um filme de Abderrahmane Sissako, um dos cineastas mais ativos da produção contemporânea no continente africano.

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: