top of page
  • Foto do escritorCineclube Bamako

Kilombeduka inclui série "Pretas da História" no plano pedagógico



Dandara, Aqualtune, Xica Manicongo, Nzinga, Páscoa Vieira, Esperança Garcia, Tereza de Benguela são algumas das personagens que os/as/es participantes do Kilombeduka vão conhecer. O segundo ciclo do projeto, que inicia em 7 de outubro na cidade de Tracunhaém, vai incluir como material didático das aulas episódios da série pernambucana “Pretas da História”, uma produção audiovisual que resgata a trajetória de mulheres negras invisibilizadas ao longo da História.


O projeto, dirigido e roteirizado por Danielle Valentim com produção executiva de Pollyanna Melo resgata as trajetórias de dez mulheres pretas que deixaram legados na construção do país e representa um importante instrumento para a desconstrução de estereótipos, assim como a difusão dos saberes e fazeres das mulheres negras.


Cada episódio da série possui 3 minutos de duração e realiza um mergulho nessas histórias, utilizando imagens de arquivos e entrevistas, enfatizando sempre a grandeza de seus atos e as marcas que deixaram para posteridade, ainda que longe de possuírem o reconhecimento devido pelo meio acadêmico e popular.


“O Pretas da História surgiu antes mesmo de ser concebido como um projeto audiovisual, quando eu ainda estava nas pesquisas da graduação. Estudava fotografia do século XIX e me deparei com os inquietantes retratos de mulheres escravizadas. As imagens me hipnotizaram e ao mesmo tempo causaram desconforto. Incômodos com a lascívia de corpos negros que permanecem imutáveis, até o tempo atual. Então me questionei como eu poderia contribuir para mudá-los. Fui estimulada por um grupo de amigas a transformar isso tudo em algo que pudesse ser compartilhado com o mundo e a partir daí iniciamos a realização do projeto. Encarei como missão fazer ecoar a força das minhas ancestrais. Espero que as mensagens de amor, fé, força, resiliência e esperança que essas personagens nos trazem, toquem muitos corações e ajudem a potencializar as trajetórias de pretas que estão fazendo história.”, explica a diretora Danielle Valentim.

As dez personagens históricas são: Dandara, figura mitológica reconhecida como heroína negra e esposa do líder quilombola Zumbi dos Palmares; Aqualtune, uma das grandes líderes de Palmares; Xica Manicongo, referência histórica para os movimentos LGBTQIAPN+ por desafiar padrões de gênero em sua época; Nzinga, rainha com papel decisivo na luta anticolonial em Angola; Páscoa Vieira, escrava que enfrentou o Tribunal da Inquisição com inteligência e perspicácia.


Complementam a lista: Esperança Garcia, escravizada reconhecida como primeira advogada negra do Brasil; Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo da luta contra a escravidão; Rosa Egipcíaca, autora do mais antigo livro escrito por uma mulher negra no país; Rita Cebola, comerciante que escandalizou a sociedade baiana por sua inteligência, luxo e riqueza; e Luzia Pinta, escrava alforriada que realizava atendimentos espirituais de cura e adivinhação.


Os episódios são conduzidos por Mohana Uchôa, com depoimentos da professora Maria Emília Vasconcelos. A equipe envolvida no projeto é composta em sua maioria por mulheres. A série foi realizada com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), por meio da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco, com apoio da TVPE.


FICHA TÉCNICA:


Direção e roteiro

DANIELLE VALENTIM @dani_.valentim


Corroteirista

KARLA FAGUNDES @arlak_fagundes


Produtoras associadas

DANIELLE VALENTIM - MAAT PRODUÇÕES @maatproducoes

POLLYANNA MELO


Produção executiva

POLLYANNA MELO @melopolly

MOHANA UCHÔA @mohanauchoa


Depoimento

MARIA EMÍLIA VASCONCELOS@emiliavas


Pesquisa

DANIELLE VALENTIM

KARLA FAGUNDES

MARIA EMÍLIA VASCONCELOS


Assistência de direção

CARINE FIÚZA @carine_fiuza


Direção de fotografia

ANDRÉ HORA @andrehora


1ª assistência de câmera

VICTOR ALENCAR @victor.alencar


Coordenação de produção

THAYS MELO @thaysdemelo


Assistência geral

EDUARDO LIMA DA COSTA (DUDU) @eduardolima221


Som direto

CATHARINE PIMENTEL


Produção de arte e figurino

VICTOR LACERDA @victrlacerda


Maquiagem

BRUNA DIAS @olhosnegross


logger

LETÍCIA BARROS @let.barros


catering

MAGARETH DAMÁSIO @margareth.damasio.1


motorista

JASIEL SANTANA @jasielsantana1


montagem

LETÍCIA BARROScolorização

GERMANA GLASNER @gglasner


composição gráfica

LINDA MELENDEZ @linmelendez


motion

OXENTE 3D @oxente3d


trilha, edição de som e mixagem

RAFAELLA ORNELES - SYNESTHEZK @synesthezk


acessibilidade

VIDEO SHACK @videoshack.brasil




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page