PRODUÇÃO

Pandemia na  Quebrada.DOC – #EP2 Yle de Oxum Ossanha – 2021

O segundo episódio da websérie Pandemia na Quebrada se passa na Vila Mapa, uma comunidade que fica na Lomba do Pinheiro, um bairro da periferia da zona sul de Porto Alegre. Entre os efeitos da COVID-19, que intensificaram as mazelas sofridas pela comunidade, e os processos de resistência a partir dos saberes ancestrais e da oralidade, o episódio acompanha o trabalho do Ilê de Oxum e Ossanha, que se configura como Quilombo Família de Ouro, uma comunidade Quilombola que tem fortalecido as pessoas da comunidade no âmbito mental, social e espiritual.

REALIZAÇÃO
Cineclube Bamako

ROTEIRO E DIREÇÃO
Gabriel Muniz

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO
Dayanne Santos
Lara Bitencourt

FOTOGRAFIA E PRODUÇÃO
Dayanne Santos
José Aureliano
Gabriel Muniz
Lara Bitencourt

SOM, EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO
Gabriel Muniz

APOIO
Ylê de Oxum e Ossanha
Quilombo Família de Ouro

Porto Alegre-RS
Maio de 2021.


Mercado Público é do Povo! – 2020

 Os povos tradicionais de matrizes africanas organizaram na segunda-feira (17/08) um ato pela defesa do Mercado Público de Porto Alegre, mais um território negro da cidade que vem sendo cobiçado pelos grandes negócios.

O Mercado é um espaço tradicional aos batuqueiros do Rio Grande do Sul, construído por escravizados, sendo o Orixá Bará regente deste território.

Bará simboliza a energia da troca, dos caminhos e do dinheiro presente dentro do Mercado Público, sendo este, assim, um lugar sagrado.

No dia seguinte (18/08) foi barrada a entrega do mercado para a iniciativa privada, uma vitória da mobilização dos Povos de Terreiro!

REALIZAÇÃO: Cineclube Bamako

CAPTAÇÃO DE IMAGEM E SOM: Dayanne Santos / Gabriel Muniz

EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO: Gabriel Muniz

APOIO: José Aureliano / Mãe Patty de Oxum / Ilê de Oxum e Ossanha / Karen Santos

Porto Alegre, 17 de Agosto de 2020.

ALUPÔ!


OuvidoChão – Identidades Quilombolas – 2019

Buscando retratar paisagens sonoras em territórios quilombolas, este documentário em progresso aborda a memória e a construção de identidades quilombolas a partir de dois personagens, moradores do Quilombo. Seu Tilmo é pedreiro com larga experiência e que construiu boa parte das casas do quilombo. Mestre Jaburu é mestre de Capoeira e realiza um trabalho de difusão da cultura ancestral no território. Ambos falam de suas acolhidas no quilombo, suas lembranças na relação com o território e com as sonoridades quilombolas. Gravado no Quilombo Família Fidélix, Porto Alegre entre maio e junho de 2018, está em atual processo de finalização.

Realização: Gabriel Muniz
Produção Audiovisual: Cineclube Bamako

Porto Alegre, Novembro de 2019.


Cabelos de Redemoinhos – 2019

Cabelos de Redemoinhos (Doc: Fabiana Maria / Cineclube Bamako, PE/RS, 2019, 9’)

Sinopse: A desconstrução de imaginários pessoais / coletivos em relação aos cabelos crespos a partir da experiência de 3 mulheres negras. E as possibilidades de reconstrução da autoestima das meninas negras através de ferramentas pedagógicas e de educação militante, proporcionadas por uma professora e sua proposta de literatura infantil.


Quilombonja – Confraternização 2019

O QuilomBonja é um projeto em ação há 3 anos na comunidade escolar Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Bom Jesus na periferia urbana de Porto Alegre/RS. Nele, estudantes do 3º ciclo do ensino fundamental pesquisam sobre o território do bairro e sua formação no contexto da história da cidade.

O objeto fundamental do projeto é o desenvolvimento de autonomia e protagonismo dos estudantes, que com a orientação do professor investigam e produzem conhecimento sobre sua comunidade desde uma perspectiva da educação popular e do antirracismo na escola pública.

QuilomBonja significa dois nomes bons: Quilombo, território da resistência e produção da identidade negra no Brasil e Bonja, referente ao bairro Bom Jesus, um território vivido. “É um nome que nós criamos para mostrar uma forma positiva de ver nossa comunidade, para além dos estigmas do racismo e da marginalidade”, destacam Taissa, Adan e Gustavo.

Responsável pelo projeto Quilombonja: Professor Bruno Xavier Silveira

Produção Audiovisual: Gabriel Muniz / Cineclube Bamako


Mutirão Guayamuns Capoeira Angola no Quilombo Fidélix – 2018

Ação organizada pelo grupo de capoeira angola Guayamuns para o fortalecimento da estrutura do Quilombo Família Fidélix, realizada em 26 de maio de 2018.

Produção Audiovisual: Cineclube Bamako
Apoio: Frente Quilombola RS


II Assembleia dos Povos – Cobertura Audiovisual – 2018

Cobertura dos 3 dias da II Assembleia dos Povos, realizada pela Frente Quilombola RS em março de 2018. O evento contou com apresentações culturais, grupos de discussão, mesas temáticas e uma plenária final com encaminhamentos. Este encontro histórico para as lutas sociais no RS contou com diversas representações quilombolas, indígenas, palestinas e populações em situação de rua.

Direção, Som e Montagem: Gabriel Muniz
Fotografia: Douglas Freitas, Júlia Araújo
Produção Audiovisual: Cineclube Bamako / Frente Quilombola RS

Porto Alegre, Março de 2018.


Encontro FQRS – Quilombo Fidelix – 2017

Encontro Quilombola e Indígena. Ação da Frente Quilombola RS no Quilombo Fidelix. Ação que integra as estratégias de articulação e mobilização das populações negra e indígena no estado do Rio Grande do Sul. Visa criar uma unidade política e inclusiva das questões racial e de classe como forma de combate às injustiças socias cometidas pelo estado brasileiro.

Captação e edição – Gabriel Muniz / Cineclube Bamako.


Videoclipe Asè Salamaleiko – Banda N’Zambi – 2016

Videoclipe da música Asè Salamaleiko, da N’Zambi.

Mais uma parceria Bamako Produção com a banda N’Zambi, referência da música reggae pernambucana. Fizemos uma produção baseadas nas antigas e novas lutas da negritude, trazendo influências da revolta dos malês e da ocupação Salve o Casarão da Várzea, comunidade de onde a banda surgiu.

O videoclipe retrata as formas de convivência, trocas comerciais, dinâmicas sociais e educativas tradicionais de África, que ainda resistem em solo brasileiro. Ressalta o valor da comunidade, da união e do coletivismo no mundo contemporâneo, tão marcado pelo individualismo e a concorrência em rivalidade.

Realização: Gabriel Muniz Carol Oliveira Douglas Henrique Rodrigo Vieira


Videoclipe Pra Verdade Estremecer – Banda N’Zambi – 2014

A banda N’Zambi lançou no final de agosto de 2014 o um videoclipe inspirado na música ‘Pra Verdade Estremecer’, faixa do disco homônimo lançado também 2014. A exibição do clipe, com direção de Gabriel Muniz e fruto de uma parceria com o Cineclube Bamako, foi realizada durante o V Festival de Inverno da Várzea, encontro cultural na Praça da Várzea, Zona Oeste do Recife. O evento contoi com a participação do Som na Rural de Roger de Renor e Nilton Pereira.

O clipe é fruto de uma troca de serviços entre a banda de reggae e o Cineclube Bamako, cujo foco é o cinema africano e a diáspora. “Há dois anos o Cineclube Bamako convidou a gente pra fazer um show no Museu da Abolição, mas eles não tinham como pagar nosso cachê. Então fizemos um acordo de tocar no evento deles e em contrapartida o cineclube produziria um videoclipe nosso. E foi massa porque o clipe veio certinho com o lançamento do disco Pra Verdade Estremecer, que saiu este ano”, comenta George de Souza, vocalista da N’Zambi, lembrando-se da apresentação realizada no dia 15 de setembro de 2012.

A produção do clipe, que teve apoio do Centro de Comunicação e Juventude (CCJ), teve início em março deste ano e acompanhou o roteiro produzido entre a N’Zambi e o Cineclube Bamako. Todas as cenas do vídeo foram captadas em diversas locações do bairro da Várzea e retratam a banda e o protagonista Antônio “Rasta” em situações que deixam claro a viabilidade de deslocamento fluvial em pleno Rio Capibaribe, bem como o contraste urbano em pleno trânsito da cidade. Há também cenas gravadas diante dos graffitis nascidos no último Recifusion, realizado na Praça da Várzea ainda neste ano.


Camisetas do Cineclube Bamako – 2012

Camisetas do Cineclube Bamako estão à venda nas nossas sessões. Comprando as nossas camisetas você contribui para as nossas sessões, que são totalmente independentes. Adquira a sua!

Em breve mais produtos Bamako!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: